terça-feira, abril 14, 2009

Ibmec traz ao Brasil competição internacional de inovação
Voltado aos estudantes de MBA, jogo busca as melhores soluções para problemas de grandes empresas
por Época NEGÓCIOS Online

Estimular a inovação através de um campeonato que busque soluções para problemas enfrentados por grandes empresas. Essa é a idéia do Innovation Challenge, evento realizado desde 2003 nos Estados Unidos, que deve chegar ao Brasil neste ano, trazido pelo Ibmec. O Innovation Challenge é a maior competição do mundo direcionada à inovação para grandes empresas com o envolvimento de alunos de MBA.

Sediado originalmente na Darden School of Business, no estado da Virgínia, o jogo reúne anualmente centenas de participantes ao redor do mundo. “No ano passado, foram 440 equipes de 88 universidades”, conta Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec. “A organização do evento queria abrir franquias na Ásia e na América Latina.

Entramos em contato para fazer a primeira edição brasileira do evento”. Para poder participar da competição, basta ser aluno de uma escola de MBA e montar uma equipe. O jogo é simples. As companhias patrocinadoras do evento colocam questões que enfrentam para que os alunos, em grupos, proponham saídas inovadoras para os dilemas.

Entre algumas perguntas já apresentadas na edição global do desafio estão: -Como a IBM pode se estabelecer na China e Índia como líder em criar valor na inovação de processos? -Como você faria para incentivar mais estudantes de faculdades, que atualmente assinam Wall Street Journal, a renovar a assinatura após a graduação?

Depois de apresentadas as questões, os grupos decidem sobre qual delas querem trabalhar. As empresas, então, passam aos participantes informações mais precisas sobre o dilema que enfrentam. Pela internet, são agendados encontros entre representantes das companhias e os alunos do MBA. Os estudantes têm duas semanas para elaborar suas propostas.

Depois disso, as idéias são analisadas por um júri formado por consultores, executivos e especialistas e as melhores são selecionadas para a final, que ocorrerá no campus do Ibmec, em São Paulo. Na etapa final da competição, serão dadas novas questões para os grupos finalistas analisarem. A equipe vencedora desse último turno ganhará R$ 10 mil. A segunda colocada, R$ 5 mil, e a terceira, R$ 2,5 mil.

As idéias ganhadoras poderão ser postas em prática pelas empresas patrocinadoras da competição. A iniciativa da Ibmec de trazer para o Brasil o Innovation Challenge já conta com um patrocinador, a Bunge, e está à procura de outro para finalizar a organização do evento.

Até o final de maio, essa primeira etapa deve estar terminada, para que o cronograma do evento possa ser estabelecido. “A competição vai fomentar a inovação e servir como parâmetro para as universidades avaliarem a capacidade de inovar de seus alunos”, diz Hashimoto.

Sem comentários:

free counters